Testemunhos

O que têm para te dizer...

”A Maria deu-me a mão para a liberdade. Vivia num sítio escuro de onde não achava possível conseguir sair. Os Distúrbios alimentares faziam parte da minha vida desde há muito e foram ganhando várias formas até se transformarem numa Bulimia nervosa que tomava conta da minha vida. Os dias acabavam todos da mesma maneira e eu estava cada vez mais sozinha, cada vez mais triste. Quando encontrei a Maria, encontrei muito mais do que uma psicóloga, encontrei uma companheira, sempre atenta, empenhada, pronta para me ouvir e com os instrumentos certos para me ajudar. Com ela, construi um caminho sustentado autoconhecimento, percebi-me e, por aqui, aprendi a aproveitar os meus dias com momentos que merecem ser vividos e, aos poucos, eles foram-se enchendo de gente e de sorrisos. A Maria lembrou-me que o tempo, o nosso tempo, tem muito valor, que a saúde merece parte desse tempo e que usufruir com prazer de uma boa refeição, seja lá o que isso for para cada de nós, é, também, motivo de alegria.”

Luz

”Vivi, sofri na pele 12 anos de um sofrimento enorme chamado bulimia. Simplesmente passei a viver por viver, não era feliz, não podia ser. Sabia toda a teoria, mas aquele ritual era mais forte que eu. Descobrir-te e ser acompanhada por ti foi das melhores coisas que me aconteceu nos últimos tempos, anos… Não há palavras para a liberdade que me devolveste, mas agora muito melhor e mais consciente da sua importância, não é só uma mera palavra. Estiveste sempre presente e ainda estás. Nunca me julgaste e sempre tiveste as palavras certas, aliás perguntas (no início até me enervavas com tantas perguntas!!).

Ainda há caminho a percorrer, claro que sim, mas como tantas vezes me dizes “importa o progresso”. Tanto tenho para te dizer, mas deixo-te só o meu muito obrigada por me teres ajudado a sorrir à vida.”

TERESA SANTOS

”As sessões com a Maria levaram-me a uma viagem interior profunda que me ajudou a perspetivar a minha relação com a comida, a identificar as emoções e os gatilhos que me levam a comer de forma compulsiva, a questionar-me sobre as minhas perceções e crenças limitadoras e a encontrar em mim as ferramentas necessárias para viver uma relação mais saudável e positiva comigo (corpo e mente). O facto de a Maria conhecer a compulsão alimentar na primeira pessoa permite que, desde a primeira sessão, se crie uma empatia (não condescendência) incrível que nos faz confiar e acreditar de que vamos conseguir aprender a lidar com o nosso problema. Eu estou a conseguir!”

MARTA LOURENÇO

Um processo acima de tudo de auto conhecimento e aceitação. Uma viagem acompanhada por alguém experiente que viveu e amadureceu esta dura e

dolorosa realidade. É nos muito difícil acordar e encarar este grave problema de saúde diariamente a ao mesmo tempo muito difícil acreditar que é possível dar a volta e viver a vida livremente, sem culpa, sem raiva, sem mágoa, sem raiva e até mesmo sem nojo de nós mesmos. A Maria foi a companheira e o apoio que precisava nesta viagem, uma grande ajuda para alcançar a serenidade e o bem-estar que procurava incessantemente.”

Carmo Laranjeira

×