É verdade que a vida privada das pessoas apenas a elas deve dizer respeito. Verdade também que aquilo que se vê nem sempre é um retrato fiel da realidade. Por detrás de holofotes e vidas percepcionadas como perfeitas, estão muitas vezes pessoas reais que como tal têm os desafios e sofrimento de pessoas reais.


Numa sociedade ociedental em que o valor da pessoa é medido pela imagem que se apresenta torna-se claro que a pressão para se atingir determinados parâmetros pode custar muito caro, que é como quem diz pode custar o bem mais precioso – a saúde.


As perturbações do comportamento alimentar são cada vez mais frequentes e no mundo das celebridades o retrato acompanha a tendência. Várias foram as celebridades que partilharam as suas experiências (não apenas na atualidade).

Trago-te rostos conhecidos que passaram por desafios que talvez tu também conheças.

 

Taylor Swift

Sofreu de anorexia nervosa. Confessa que deixou de comer após ouvir comentários de que parecia estar grávida. A condição de saúde fez com que o seu rendimento profissional diminuísse bastante, altura em que percebeu precisar de ajuda profissional para ultrapassar a perturbação alimentar.

Victoria Beckam

Foi ainda enquanto vocalista da banda Spice Girls que desenvolveu a anorexia nervosa, por pressão dos managers para a gestão de peso.
Relata também no seu livro biográfico que após o nascimento do seu primeiro filho sofreu de anorexia e bulimia nervosa.

Victoria da Suécia

Embora a princesa tenha vivido uma má relação com a alimentação desde a adolescência foi o término de um relacionamento aos 21 anos que a levou a desenvolver um quadro de anorexia nervosa.

 

Jane Fonda

A atriz sofreu durante 25 anos de anorexia e bulimia. A luta ao longo de todos esses anos foi alternada entre ciclos de anorexia intercalados com ciclos de bulimia. Fonda refere só sentir uma verdadeira liberdade após os 50 anos, altura em que se sentiu livre das perturbações do comportamento alimentar.

Alanis Morissette

A cantora sofreu durante 5 anos de anorexia e bulimia nervosa. A causa esteve relacionada com a falta de limites que não soube colocar relacionado com diferentes áreas da vida, e inclusive insatisfação com o seu corpo.

Lady Gaga

Lady Gaga sofreu de anorexia e bulimia nervosa desde os seus 15 anos. Refere que só há pouco tempo se sentiu curada e ter vivido 10 anos de perturbações do comportamento alimentar. O que esteve na origem foi o sentir-se gorda e ouvir comentários depreciativos relacionados com a sua imagem.

Princesa Diana

Apesar de só tornar pública a notícia de ter sofrido de bulimia nervosa em 1995, foi na década de 80 que a princesa Diana desenvolveu o quadro. Referiu, em entrevista, ter sofrido por vários anos de bulimia nervosa. O que desencadeou foi uma depressão e o que manteve o quadro foi a baixa autoestima e o sentimento de desvalor.

O que têm em comum?

A idealização de um corpo perfeito
O padrão de beleza ocidental instiga ao “quanto mais magra melhor”. Conseguir chegar a esses padrões de forma saudável é praticamente inacessível, até porque esses mesmos padrões o são. Cai-se na armadilha de começar a percorrer esse caminho e só mais tarde se percebe que esse caminho não tem fim e que pelo meio ainda tem alguns “buracos”.

Restrição Alimentar
Todas, sem exceção, assumiram que a forma utilizada para alcançar os ditos corpos idealizados foi por meio da restrição alimentar e mesmo jejuns prolongados.
Medida que custou riscos à saúde e que impactou também na área profissional e de relacionamentos.

Pressão Social
E como se já não bastasse o ruído interno em torno do corpo, também fãs, managers, assistentes, realizadores acabaram por incitar a dietas e medidas que levassem ao emagrecimento. Passando-se a mensagem de que o valor da pessoa era avaliado pelo número da roupa.

Acompanhamento Psicológico
O acompanhamento psicológico também fez parte do repertório de medidas a adotar para a tão desejada recuperação da saúde física, mental e emocional.

Se sofres de perturbações do comportamento alimentar, tens uma má relação com a alimentação ou conheces alguém que passa por essas situações, eu, e a minha equipa, teremos todo o gosto em poder avaliar e prestar esse acompanhamento.

Conclusão

É essencial estar sensível e alerta para os sinais que as perturbações do comportamento alimentar apresentam. Perceber o que está a desencadear e os seus malefícios à saúde.

Não abrange apenas celebridades, longe disso, no entanto é assustador pensar que são essas mesmas celebridades que tantas vezes servem de modelos e padrões a seguir.

São pessoas reais, com os mesmos desafios que dariam tudo para não passarem pelo que passam entre quatro paredes.

 

 

Olá, sou a Maria Duarte

×