O perigo escondido por detrás do “Não”

Coach

Eu não volto a fazer isto nem aquilo…não volto a comer além da quantidade que tenho no prato, não volto a comprar aquilo a que não resisto, não volto a comer doces, não volto a sentir-me culpada, não volto a maltratar-me, não me volto a comparar, não volto a pensar só em comida, todos estes “NÃO’s” e muitos mais! Levante uma mão quem já se reviu neste filme! Levante as duas quem tem pensamentos destes diariamente. Há uns tempos atrás teria levantado as duas mãos do teclado! Verdade, não sabia o quanto este ato tão inofensivo me prejudicava, o quantos os meus “Não’s” me traziam “Sim’s” envenenados.

Temos aqui uma força invisível. O nosso Subconsciente não perceciona a palavra “Não” logo quantas mais vezes pensarmos ou dissermos “Eu não quero x, mais esse x ganha força”, afinal é algo, alegadamente, muito desejado.

Ora faz comigo este simples exercício: 

  • Pensa numa maçã vermelha;
  • Pensa numa maçã verde;
  • Não penses numa maçã vermelha;
  • Não penses numa maçã verde;
  • Vou comer uma mação vermelha;
  • Não vou comer uma maçã vermelha.

Como correu? Em que pensaste na afirmação positiva? Em que pensaste na afirmação negativa? Houve diferença? 

O nosso subconsciente não distingue o “Não”, logo este ganha mais força cada vez que pensamos nele e mais ainda quando o pronunciamos e desejamos muito.

Ter este conhecimento de ouro faz magia nas nossas vidas se valorizado e posto em prática. Não vou dizer que é fácil, trata-se de mudança de mindset de uma linguagem já muito enraizada. No entanto, por experiência posso garantir-te que com a devida “policiação” dos pensamentos e de comandos mais positivos para a nossa comunicação é
possível.

O que fazer? Manter velhos padrões ou espantar uns quantos “Não’s” que teimarão em nos dar uns quantos “Sim’s” como presente?

Olá, sou a Maria Duarte

×